03 novembro 2007

Impacto do filme 'Tropa de Elite'

Recebi da Áurea um meme sobre o filme 'Tropa de Elite', e o impacto que ele trouxe ao cenário brasileiro. Bom, é certo que não vou comentar o filme, nem entrar em detalhes do mesmo, pois, isso seria 'estragar o prazer' de quem ainda não o assistiu. O que vou citar aqui é, o impacto que ele causou no que diz respeito à violência retratada no filme, e, na suposição de que seria censurado, devido a essas cenas. Vários amigos (principalmente os que têem filhos adolescentes) acham o filme extremamente violento, e, não deixariam seus filhos assistirem. Os mais próximos de mim, meus pais, e até meu namorado acham que filmes desse tipo não acrescentam nada, apenas mostram a violência de uma forma exagerada e estilizada, e que afeta diretamente adolescentes que ainda não estão com seu juízo de valor formado totalmente. Será? Eu discordo parcialmente com essas opiniões, não acho que se chega em algum resultado a censura de um filme, quem quer vê-lo vai vê-lo com certeza! Tenho um amigo psicólogo que diz que nada vem de fora para o ser humano, mas, que, em alguns, as sensações externas acionam algum tipo de 'gatilho' dentro deles. Ou seja, o histórico de violência já está lá, só que adormecido, esperando ser acionado por algo. Dessa vez, não vou repassar o meme para nenhum blog. Ele ficará aqui, e, quem quiser, pode dar continuidade ao mesmo em seu blog.
Share:

7 comentários:

  1. Olha Claudinha, vou ser muito sincera: Não assisti Tropa de Elite, não assisti Carandiru e muito menos Cidade de Deus e vou confessar que não predento assitir.
    Sou moradora do RJ, fui namorada de um capitão do serviço reservado da PM, moro na zona norte e o morro mais proximo daqui de casa deve estar a uns 5 km, mas os tiros que escuto de madrugada são reais e assustadores. Meus olhos já "escutam" demais, acho desnecessário, para mim pelo menos, assistir o que já ouço diariamente e com o qual já convivi durante meu namoro de 3 anos.
    É triste demais.

    ResponderExcluir
  2. É Beth, eu achei o filme violento demais, e, me solidarizo com quem mora no Rio de Janeiro, e em outras cidades violentas tb. (São Paulo que o diga). É triste realmente a violência tentar ser resolvida pela violência.

    ResponderExcluir
  3. Fico preocupada em até que ponto alguns marginais podem levar esse filme à sério. Sabe que essa madrugada perseguiram e mataram um policial do Bope no Rio? Não é a vida que se confunde com a arte - A marginalidade que difunde a morte. Beijus

    ResponderExcluir
  4. Ainda não vi o filme mas já li um comentário e parece que é deveras violento. Considero interessante a tua reacção. Eu até gosto deste tipo de filmes, mostram, por vezes, a verdadeira realidade do nosso mundo.

    ResponderExcluir
  5. Luma, é, acho que é a arte imitando a vida, infelizmente. Rui, criou-se muita polêmica em torno do filme, mas, na minha opinião, se trata da violência pela violência. Eu não gostei muito... Bjs. p/ vcs.

    ResponderExcluir
  6. Claudinha não sei se vai ser fácil achar na net, mas sou assinante do Globo e dia desses li uma entrevista de uma preparadora de atores que trabalhou com o Wagner durante o filme.
    Vou ver se acho a matéria na net. Mas resumindo: O Wagner não reagia as investidas do ex-policial que auxiliava na preparação (esqueci o nome), pois estava feliz demais com a paternidade, estava leve demais e não entrava no personagem. Ai o tal assistente da produção sussurrou o ouvido dele: Imagina o que ele é capaz de fazer estuprando um bebezinho? Wagner reagiu na hora, socou o cara e ai nasceu o Capitao Nascimento.

    É uma realidade complicadissima, muito complicadissima.

    ResponderExcluir
  7. Putz, isso é o que eu chamo de 'vestir o personagem'. E ainda socou o cara, então incorporou mesmo o Cap. Nascimento. Bjs

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, discorde, opine, mas sem insultos! Comentário fora do assunto do post será removido.
Sobre parceria: deixe recado na page Linkbutton por favor.

Comment about the post only, take your opinion, but without insult! Comments off the category will be deleted.
Partner: leave a message at Linkbutton page please.

Text Widget

Gostou, então linke

Copie links, e não posts. Plágio é crime (art. 184 do CP). Citar ou linkar é cool, plagiar ou copiar não. Lembre-se, quanto mais você linka, mais os outros te linkam!
Estamos todos na sarjeta,
mas, alguns de nós olham as estrelas
(Oscar Wilde*)
Join Our Newsletter

*Assine o GB e leia no seu e-mail!*

We Respect Your Privacy"

Arquivo do blog