26 junho 2009

Bela Lugosi


Bela Lugosi era o mais jovem dos quatro filhos de um banqueiro, começou a atuar na Europa, em peças de Shakespeare. Mas, foi no papel de um vampiro, mais precisamente Drácula de 1931, que ficou conhecido mundialmente. À partir daí, passou a interpretar personagens em muitos filmes de terror. Infelizmente, o reconhecimento como ator, foi um tipo de maldição, pois, ficou rotulado como ator de um só papel. Foi redescoberto tempos depois, por Ed Wood, que gravou alguns filmes com ele, dentre eles, o último de nome 'Plan 9 from Outer Space'. Mas, como já estava viciado em morfina, Lugosi filmou somente uma semana, e morreu, em 16 de agosto de 1956. Ed Wood terminou o filme com outro ator, que cobria quase que totalmente o rosto com uma capa prá não ser reconhecido. Fato curioso, Lugosi pediu para ser enterrado com o traje do Drácula, pelo qual foi atendido. Para quem aprecia ou quer conhecer os filmes de Lugosi, são filmes raros de se achar. Na televisão, assiti somente ao 'Mark of Vampire' mas, nem lembro mais onde passou. João Paulo, amigo meu, fan de terror movies, me disse que a Universal lançou nos EUA em 2008, uma coleção de filmes do Bela Lugosi. Alguns deles são adaptados das histórias de Edgar Allan Poe, quais sejam: O Gato Preto de 1934 (juntos Lugosi e Boris Karloff), Assassinatos na Rua Morgue (1932); O Corvo de 1935, Também foram lançados Black Friday (1940) e O Raio Invísivel de 1936. Eles reduziram e gravaram todos os filmes num só DVD, junto com traillers, e o som está em Dolby Digital. Como sempre, sem previsão de venda para o Brasil e América Latina. Quem quiser, tem que comprar em sites como Amazon ou Ebay, mas, por ser da região 1, não dá prá ser visto em dvd´s da nossa região 4. Tem pc, Mac por exemplo, que não passa também.



Boneco da Diorama Sideshow do Drácula interpretado por Bela Lugosi
Share:

3 comentários:

  1. ow, baby amei esse post sobre esse ator q imortalizou pela primeira vez o grande Drácula na telona.

    bjs,

    Blog Suicide Virgin

    ResponderExcluir
  2. nossa... Bela Lugosi!!

    tem até uma musica do Bauhaus muito famosa... que trata de Bela Lugosi...
    vou querer assistir esses filme com toda a certeza.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, como disse, só consegui ver 1 filme do Lugosi até hoje. Essa música do Bauhaus, não conheço, ou será que já ouvi....

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, discorde, opine, mas sem insultos! Comentário fora do assunto do post será removido.
Sobre parceria: deixe recado na page Linkbutton por favor.

Comment about the post only, take your opinion, but without insult! Comments off the category will be deleted.
Partner: leave a message at Linkbutton page please.

Text Widget

Gostou, então linke

Copie links, e não posts. Plágio é crime (art. 184 do CP). Citar ou linkar é cool, plagiar ou copiar não. Lembre-se, quanto mais você linka, mais os outros te linkam!
Estamos todos na sarjeta,
mas, alguns de nós olham as estrelas
(Oscar Wilde*)
Join Our Newsletter

*Assine o GB e leia no seu e-mail!*

We Respect Your Privacy"

Arquivo do blog