11 julho 2009

Quem foi Lizzie Borden?

Lizzie Borden nasceu na era vitoriana em 19 de Julho de 1860, quando tinha 2 anos, sua mãe biológica morreu, e sua irmã mais velha, Emma passou a tomar conta dela. Apesar de seu pai conseguir ao longo dos anos uma pequena fortuna, eles sempre viveram modestamente, pois ele era tido como avarento, fato que chateava Lizzie. Sua família poderia ter um padrão de vida muito superior, inclusive moravam todos em 'The Hill', região conhecida por abrigar os mais desafortunados da cidade. Lizzie poderia ser lembrada por várias coisas boas, pois era bonita, rica e jovem. Porém, será lembrada pela acusação de matar sua madrasta Abby Durfee Gray e seu pai Andrew Borden. O duplo homicídio aconteceu em 4 de Agosto de 1892, na cidade de Fall River em Massachussets, nos EUA. Lizzie foi julgada e inocentada dos crimes, mas, como não foi descoberto o verdadeiro assassino, sua culpa permanece no inconsciente coletivo até hoje. No momento do crime, estavam na casa apenas Borden e a empregada Bridget Sullivan, e esta disse à polícia que Lizzie a chamou dizendo que alguém entrara na casa, e matara seu pai. Horas após, o corpo da madrasta de Lizzie foi achado no 2º andar da residência. A única coisa que se apurou na época foi que os dois teriam sido mortos por uma arma pesada e de corte, porém, a mesma nunca foi encontrada. Durante o julgamento, rodeado de fatos contraditórios e especulações, foi apresentada como prova das mortes um machado, que tinha sido encontrado no porão da casa, e que, apesar de limpo, foi indicado como a arma dos crimes. De acordo com os depoimentos no julgamento, foi dito que o machado estava sem a alça, e que a mesma havia sido retirada por estar suja de sangue. Outros fatos curiosos, e que foram ignorados pela polícia, é que, no dia dos crimes, Lizzie estava menstruando, o que justificaria as roupas achadas com sangue em seu quarto. Porém, a empregada havia levado as mesmas para lavar fora de casa, fato que não deixa de ser suspeito. Dias após os crimes, Lizzie queimou um vestido azul, dizendo depois que ele estava sujo de tinta. Testemunhas e vizinhos disseram que no dia dos crimes, Lizzie usava o mesmo vestido azul. A conclusão disso tudo, é que Lizzie Borden foi inocentada. Algumas das teorias sobre a motivação para os supostos crimes foram: o pai de Lizzie a tirou de seu testamento, porque era lésbica e que tinha um caso com a empregada, cujo foi descoberto pela madrasta. Os crimes teriam sido cometidos pela empregada, pois foi obrigada a limpar as janelas num dia de calor absurdo, e assim como os outros, estava doente por ter comido alimentos estragados dias antes. Por fim, dizem que Lizzie sofria de ataques epiléticos, e que durante esses ataques ficava incosciente por horas, portanto, podia ter cometidos os crimes sem saber. O caso ainda resultou numa famosa rima inglesa.
Lizzie Borden took an axe And gave her mother forty whacks. When she saw what had done, She gave her father forty-one.
Ao contrário da rima, foram 18 golpes na madrasta e 11 no pai, os golpes foram deferidos principalmente nas costas e no rosto das vítimas. Comparados aos dias atuais, o julgamento de Lizzie Borden teria a cobertura e repercussão igual ao de O. J. Simpson, de Lady Dy etc...

Powered by ScribeFire.

Share:

4 comentários:

  1. Dificil desenhar um risco sem correr além do limite ou da realidade. Este estado de não visualização dos factos pode atormentar os Seres durante muito tempo
    obrigada pela visita

    ResponderExcluir
  2. nossa, seu blog sempre da informações q eu nao sabia... cultura... demais. amei isso.

    Blog Suicide Virgin

    ResponderExcluir
  3. Legal sempre gostei desses casos misteriosos da Inglaterra Vitoriana,eu acredito que foi a Lizzy, mas nunca se sabe ne?
    Blog Man in the Box

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, discorde, opine, mas sem insultos! Comentário fora do assunto do post será removido.
Sobre parceria: deixe recado na page Linkbutton por favor.

Comment about the post only, take your opinion, but without insult! Comments off the category will be deleted.
Partner: leave a message at Linkbutton page please.

Text Widget

Gostou, então linke

Copie links, e não posts. Plágio é crime (art. 184 do CP). Citar ou linkar é cool, plagiar ou copiar não. Lembre-se, quanto mais você linka, mais os outros te linkam!
Estamos todos na sarjeta,
mas, alguns de nós olham as estrelas
(Oscar Wilde*)
Join Our Newsletter

*Assine o GB e leia no seu e-mail!*

We Respect Your Privacy"

Arquivo do blog