04 abril 2010

O cinema expressionista alemão

Segundo a Wikipédia, o Expressionismo alemão, tem origem nos tempos de Van Gogh. Mas, foi em 1920, que se estendeu por quase todas as formas de artes na Alemanha. Sua influência maior foi no cinema, e na pintura. O expressionismo se dá pela distorção da imagem (com o uso de cores vibrantes, que remetem ao sobrenatural ), do retorno ao gótico e a oposição a uma sociedade imersa no desolador cenário do racionalismo moderno pregador do trabalho mecânico. As vibrantes e alucinógenas pinturas expressam um desligamento com o real , a prioridade do "eu" e sua visão pessoal do mundo. 

Dentre os filmes mais famosos, podemos citar 'O Gabinete do Dr. Caligari,' que conta a estória do atormentado e sonâmbulo Cesari, que durante a noite vaga pela cidade, cumprindo as previsões do Dr. Caligari.

O Gabinete do Dr. Caligari
Nosferatu ou Nosferatu Uma sinfonia de horrores, de F.W. Murnau, foi feito com base no livro Drácula de Bram Stocker. Nesse filme Hutter atravessa o Monte Cárpatos, para vender uma casa de sua vizinhança, e encontra o conde Graf Orlock, que na verdade é um vampiro. Mudando-se para a nova casa, Orlock leva consigo a peste e o horror aos habitantes locais. 

Conde Orlock/Nosferatu
Outro clássico da época do expressionismo é 'Metrópolis' de Fritz Lang, cuja ação se passa no ano de 2026. Joh Fredersen comanda a cidade de Metropolis, com controle e poder absoluto de tudo. Nessa cidade futuristica, a população se divide em duas classes, uma privilegiada que vive no luxo, em espectaculares edifícios que tocam o céu. E a segunda, composta da mão de obra, ou seja, dos trabalhadores que como máquinas, trabalham dez horas por dia para manter a cidade.

Metrópolis

Em 1933, com a chegada do nazismo à Alemanha, acaba-se o expressionismo, e, em seu lugar, as telas de cinema são invadidos pelos filmes de propaganda nazista do governo. Mas, prá quem não assistiu esses filmes e outos do tipo, vale a pena conferir!
Share:

4 comentários:

  1. Adorei o post!
    Desses filmes eu só vi Nosferatu, e adorei!
    Eu cheguei a fazer o download do Gabinete do Dr. Caligari mas ainda não assisti, mas esse Metropolis eu não conhecia, e parece ser interessante, vou fazer o download também! =D

    ResponderExcluir
  2. Então assista aos outros 2, que vc. vai gostar!

    ResponderExcluir
  3. Olá Claudya tudo bem linda!

    Ótimo vc remeter a filmes antigos de qualidade, que atrelado a cultura, podemos, mesmo não tendo o costume de valorizar o passado, ter embasamento crítico para podemos fazer melhores escolhas de nosso presente.

    um ótimo final se semana para ti!!!

    ResponderExcluir
  4. É pena que algumas pessoas julguem esses filmes como caretas, e nem queiram assistir. Cultura é cool. bjs

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, discorde, opine, mas sem insultos! Comentário fora do assunto do post será removido.
Sobre parceria: deixe recado na page Linkbutton por favor.

Comment about the post only, take your opinion, but without insult! Comments off the category will be deleted.
Partner: leave a message at Linkbutton page please.

Text Widget

Gostou, então linke

Copie links, e não posts. Plágio é crime (art. 184 do CP). Citar ou linkar é cool, plagiar ou copiar não. Lembre-se, quanto mais você linka, mais os outros te linkam!
Estamos todos na sarjeta,
mas, alguns de nós olham as estrelas
(Oscar Wilde*)
Join Our Newsletter

*Assine o GB e leia no seu e-mail!*

We Respect Your Privacy"

Arquivo do blog