03 maio 2010

Gótico não, é punk rock!

Engraçado como a moda vem a cada ano incorporando mais e mais elementos góticos pela maioria dos estilistas. Só que, ao invés de chamar de estilo gótico, eles batizaram de moda 'punk rock' (?). É uma caveirinha aqui e ali, um coturno acolá, tachas e metal, mas acima de tudo, muito preto. Bom, que se dê o nome que quiser, prá mim a inspiração é toda gótica. Em 2009, o Museum at Fashion Institute of Technoclogy de Nova York, apresentou uma coleção (digo, exposição) de roupas baseadas no estilo gótico, peças as quais, traduzem bom gosto e glamour. Concluo que o preconceito pelo gótico vem da mais pura ignorância. Não tem nada a ver generalizar, e achar que gótico é do mal, ou que só tem a ver com coisas ruins, culto ao demônio ou magia obscura! Me poupe... Agora, olhem alguns modelitos exibidos no museu, e me digam se não são belos.

Alexander McQueen de 2001 feito de penas
Kazuko Ogawa 'Elegant Gothic Lolita dress'
Jean Paul Gaultier 'vestido e colar para pescoço'
Kambriel 'Midnight Bustle' 2005
Share:

9 comentários:

  1. Oi!
    Na verdade, a moda Gótica se originou do Punk, existe até um público que é chamado de Punk Dark ou Gothic Punk; os deathrockers. Então, sim! O punk é o pai do gótico. E tachas, spikes, rebites, coturnos, são heranças punks.

    A exposição (e não coleção) com roupas de diversos estilistas, no museu FIT de Nova York, foi organizada por uma das maiores especialistas em moda de subculturas, escritora e doutora, Valerie Steele, com a exposição no FIT ela quis mostrar como a moa gótica é importante e influencia até hoje muitos estilistas. Essa exposição foi linda e muito bem feita!
    Ainda pretendo postar sobre essa exposição no meu blog, mas tem tanta coisa na fila que ainda não tive tempo.

    ^^
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, realmente as roupas são maravilhosas!
    Eu me apaixonei pelo último vestido!
    E realmente há essa confusão de gótico com punk na moda mainstream. Acho que principalmente o pessoal da mídia, que pública as notícias e tal, não são muito bem informados sobre as subculturas, e não sabem diferenciar o que é gótico, do que é punk.
    E parabéns pelo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. A despeito das roupas serem visualmente demais, a minha opinião é a de que a origem de todo esse estilo vem da era vitoriana na Inglaterra de meados do Século XIX, onde foi instituído o preto por razão do luto e morte do rei.Inclusive, foi nessa época que o gótico foi reavivado. As influências e alterações posteriores fizeram surgir o punk, assim como o rock (movimentos contemporâneos na arte e na moda). =((

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudya!
    Nem precisa aceitar esse comment. Pode pegar o banner branco do Moda de Subculturas que está na coluna ao lado direito do blog, eu vou pegar seu banner agora e já add lá.
    Eu estou preparando um post sobre a era romântica e vitoriana, estou editando pq tenho muito material sobre. A moda gótica tem sim influência vitoriana, mas a subcultua gótica só nasceu no fim dos anos 70, então em moda, a gente não considera a era vitorina como origem da subcultura, só a origem pós punk. Ah e claro, podemos escrever posts sobre moda. qquer coisa escreve pro meu email: modadesubculturas@gmail.com
    Ainda não tive tempo de ler todo teu blog, mas eu chego lá!
    bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Uau, que roupas lindas! Não conhecia esse seu outro espaço. Parabéns, prometo voltar com mais calma. Ah, vou votar no blog ok. bks

    ResponderExcluir
  7. Obrigada SL pelos congrats e por votar no Gothicbox. bjs :X

    ResponderExcluir
  8. Sim...extremamente belos...

    E ainda que p fótico tenha surgido do punk,penso que na comtemporaneidade cada um dos estilos se diferenciam bastante,não ignorando as raízes...Mas acontece que o nome punk é mais impactante,enquento diz-se do gótico maligno.

    Adorei o pot.Blog incrível!
    Beejos

    ResponderExcluir
  9. Wow, very nice! I like those styles, especially in photo number two.

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, discorde, opine, mas sem insultos! Comentário fora do assunto do post será removido.
Sobre parceria: deixe recado na page Linkbutton por favor.

Comment about the post only, take your opinion, but without insult! Comments off the category will be deleted.
Partner: leave a message at Linkbutton page please.

Text Widget

Gostou, então linke

Copie links, e não posts. Plágio é crime (art. 184 do CP). Citar ou linkar é cool, plagiar ou copiar não. Lembre-se, quanto mais você linka, mais os outros te linkam!
Estamos todos na sarjeta,
mas, alguns de nós olham as estrelas
(Oscar Wilde*)
Join Our Newsletter

*Assine o GB e leia no seu e-mail!*

We Respect Your Privacy"

Arquivo do blog