17 setembro 2010

Lobisomens ou Vampiros?

O homem lobo vem de lendas européias que se originaram à partir de lendas mitológicas, que conta que Licaão, rei da Arcádia, serviu para Zeus, a carne de Árcade, e como castigo, foi transformado em lobo. Já a lenda tupiniquim diz que, quando a mulher dá à luz 7 filhas, e o oitavo é homem, ele será um licantropo (lican, lobo). Bom, lendas à parte, e como tudo tem um começo, o primeiro ator a interpretar um lobisomem no cinema foi Lon Chaney Jr. em 1941.



Grito de Horror (Joe Dante - 1981). Clássico filme sobre lobisomem, e considerado como o melhor do gênero, consegue manter o suspense pois não mostra nada logo de cara. Conta a história de um adolescente que descobre estar sob a maldição do lobisomem, e ainda, tem que lutar contra outros homens lobo, que querem matar a ele e a namorada. Esse filme teve uma refilmagem que saiu em 2010, mas a refilmagem eu não vi, então, não posso dizer se é boa. No mais, não sou fã de refilmagem. Segue uma pequena lista de filmes de lobisomem. Como é sexta-feira, é dia de se programar prá assistir algum filme.


Um Lobisomem Americano em Londres (John Landis - 1981). Mistura horror com comédia. Dois turistas americanos na Inglaterra são atacados por um lobisomem, mas desmetidos pela população local, tentam achar um meio de impedir a maldição. Esse filme se tornou famoso pelos efeitos especiais de Rick Baker. Para não ultrapassar e virar mais comédia, o horror volta com surpresas durante o filme. A trilha sonora desse filme também fez muito sucesso, o que eu classifico de clássico também. A continuação Um Lobisomem Americano em Paris não chega aos pés desse primeiro. Ah, Micheal Jackson quando filmou o clip de 'Thriller' chamou John Landis para dirigi-lo.


 O Coronel e o Lobisomem (Maurício Farias - 2005). Comédia nacional com roteiro de Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão, baseado no livro de José Cândido de Carvalho, considerado um dos 100 melhores livros brasileiros. Diogo Villela é o Coronel Ponciano De Azeredo Furtado, que briga com Selton Mello, irmão de criação, de nome Pernanbuco Pereira, pelas terras da Fazenda de Sobradinho e pela conqusita da prima Esmeraldina (Ana Paula Arósio). A trilha sonora tem Caetano Veloso, Milton Nascimento etc.


Na minha opinião, até hoje o lobisomem perde para o vampiro, tanto na literatura, quanto no cinema. Não há realmente um grande filme de lobisomem que seja considerado um mega sucesso. Inclusive, os lobisomens ficam mais com papéis secundários nos filmes. Veja o exemplo de filmes como Van Helsing e Anjos da Noite. Eu também, entre vampiros e homens lobo prefiro os primeiros. Tá, prá não dizer que não fazem tanto alarde, não posso negar o sucesso que Jacob da saga Twilight faz junto à galera mais nova, também não nego que o ator seja bonito, mas é só isso, lobisomem que faz a barba ou apara os pêlos?!!!!

Share:

6 comentários:

  1. Também prefiro os vampiros aos lobisomens. Apesar de gostar de alguns filmes sobre lobisomens também, realmente não tem um que tenha feito um sucesso estrondoso.
    Esse lobisomen americano em Londres, eu não, mas vi o em Paris. Que é legalzinho.
    O coronel e o lobisomem eu acho um filme muito legal e divertido, uns dos melhores filmes nacionais na minha opinião (porque é raridade filmes desse gênero no país). Outro filme de lobisomens que eu gosto é O Lobo, com o Jack Nicholson e Michelle Pfeifer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. adorei o post, a mini resenha e tudo mais, lembra um album q eu tinha no orkut antes de excluí-lo falando dos filmes entre esses duelos.

    dez. post nota dez.


    http://terza-rima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudynha, é ... vampiros são melhores, porém, uma uivada no ouvido hummm também muito bom!!! Beijo querida.

    ResponderExcluir
  4. As lendas em suas concepções originárias são sempre melhores que as que delas surgem,como um exemplo,que acho quase literalmente a gota d'água,crepúsculo,que não difama somente vampiros como também lobisomens.Lobisomens são quase sempre seres asqueirentos e ignorados,extremamenteeee peludos,já que iso faz parte de sua natureza e provoca certa...ojeriza.
    Mas já este novo lobisomem...a única serventia me parece ser fazer as garotas "babarem" por ele,e,o que é pior,gritar no cinema,como se já não bastasse o filme.

    adorei o post!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Deze, Lobo com Jack Nicholson e Michelle Pfeifer eu tb. gostei, apenas citei alguns nessa lista. Qto. ao Jacob, concordo Rívia, serve prá babação geral.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22.10.10

    Os vampiros são interessantes e os lobos são Brutais. Em Anjos da noite eles deixam de ser lacraios dos vampiros para se tornarem livres.E por que não dizer que a melhor transformação que eu já vi foi do filme do Van Heising(alias sou fã dele.).

    ResponderExcluir

Comente sobre o post, discorde, opine, mas sem insultos! Comentário fora do assunto do post será removido.
Sobre parceria: deixe recado na page Linkbutton por favor.

Comment about the post only, take your opinion, but without insult! Comments off the category will be deleted.
Partner: leave a message at Linkbutton page please.

Text Widget

Gostou, então linke

Copie links, e não posts. Plágio é crime (art. 184 do CP). Citar ou linkar é cool, plagiar ou copiar não. Lembre-se, quanto mais você linka, mais os outros te linkam!
Estamos todos na sarjeta,
mas, alguns de nós olham as estrelas
(Oscar Wilde*)
Join Our Newsletter

*Assine o GB e leia no seu e-mail!*

We Respect Your Privacy"

Arquivo do blog