09 junho 2014

Você quer comprar o castelo do Drácula?


Daniel Mihailescu/AFP/GETTY IMAGES


Para quem gosta de vampiro, e leu ou assistiu Drácula, sabe que ele tem um castelo, e sim, esse castelo é real e fica na Transilvânia (Romênia). Ele não está à venda, mas, qualquer pessoa pode dar um preço por ele, e, se os donos acharem que é justo: pronto, o castelo do conde Drácula é seu!  O advogado Mark Meyer de Herzfeld & Rubin disse à CBS MoneyWatch, que o escritório dele ajudou os atuais proprietários, o arquiduque Dominic von Habsburg e suas irmãs arquiduquesa Maria Magdalena e arquiduquesa Elisabeth, a recuperar a posse do imóvel em 2009.

O castelo tem uma beleza pitoresca, que surpreende àqueles que esperam o tipo de ruína sombria destacada em Hollywood e retratada em 1897 no romance de Stoker. O castelo da colina é gracioso e arejado, mas, assusta quem o visita, pois, como todo bom castelo, tem sua parte assustadora. O Castelo de Bran (como é chamado) não mudou muita coisa, e é a maior atração turística da Romênia, atraindo muitos visitantes europeus, japoneses e americanos em sua maioria. Seus donos dizem que, apesar de não estar a venda, poderiam vender o castelo para a pessoa certa, se essa pessoa fosse manter e cuidar dele. O castelo Bran saiu da Romênia comunista melhor do que outros prédios históricos, pois, muitos deles foram postos no chão pelo líder comunista Nicolae Ceausescu, que construiu monumentos comunistas em seus lugares, a maioria como prédios de apartamentos em blocos. Por toda sua grandiosidade, o castelo Bran é tratado com respeito, tanto que, os guais pedem aos turistas que usem chinelos quando o visitam para preservar o piso . A única coisa que decepciona quem o visita é não poder ver a masmorra e outras torres, que, segundo os proprietários, existem, mas não estão abertas ao público pela razão de não poderem ter acesso de 600 mil visitantes por ano em seus corredores e estruturas.

Mas afinal, onde entra o Conde Drácula nessa história? Drácula é um personagem criado por Bran Stocker para o vampiro inspirado no príncipe Vlad Tepes (ou Vlad, o Empalador), que era membro da Ordem do Dragão, também chamado de Vlad Dracul, daí o nome Drácula, e toda a semelhança com o empalador, que, ao invés de príncipe, virou conde.

Nas primeiras edições do livro de Stoker, vê-se as imagens de um castelo que se parece com o Castelo de Bran, e também está numa colina e sob a base de um rio. O castelo em questão é o único que se encaixa nessa descrição. Apesar de não estar à venda no momento, os donos do castelo de Bran não poderão administrá-lo como obra de turismo mais procurada na Romênia, o que só poderá ser feito se for vendido para pessoas experientes que possam gerenciá-lo para esse fim.

Fonte: CBS News
Share:

0 opinaram:

Postar um comentário

Comente sobre o post, discorde, opine, mas sem insultos! Comentário fora do assunto do post será removido.
Sobre parceria: deixe recado na page Linkbutton por favor.

Comment about the post only, take your opinion, but without insult! Comments off the category will be deleted.
Partner: leave a message at Linkbutton page please.

Text Widget

Gostou, então linke

Copie links, e não posts. Plágio é crime (art. 184 do CP). Citar ou linkar é cool, plagiar ou copiar não. Lembre-se, quanto mais você linka, mais os outros te linkam!
Estamos todos na sarjeta,
mas, alguns de nós olham as estrelas
(Oscar Wilde*)
Join Our Newsletter

*Assine o GB e leia no seu e-mail!*

We Respect Your Privacy"

Arquivo do blog